BEM VINDO À

IRLANDA

banner-irlanda-dublin

A Irlanda possui 6 milhões de habitantes, em média, e ocupa cinco sextos (5/6) de espaço de todo o território da ilha. Os outros um sextos (1/6) é onde fica a Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast.

A Ilha Esmeralda, como a Irlanda é conhecida, possui uma das mais antigas histórias da Europa, que vão dos celtas aos vikings. O clima é algo bem marcante com ventos fortes e a chuva está presente na maior parte do ano mas isso não é um problema pois as chuvas são de curta duração e intercaladas com períodos de sol e não impede que viva intensamente a vida com esse povo alegre e festivo. O país é de predominância católico mas tem o anglicano St. Patrick como seu padroeiro.  Seu dia é o feriado mais importante da nação onde é comemorado com um carnaval em praticamente todo país, vestindo trajes de cor verde do trevo de três folhas que também é símbolo do país. Terra natal de quatro premiados pelo Nobel de Literatura como George Bernard Shaw, William Butler Yeats, Samuel Beckett e Seamus Heaney, ainda conta com os geniais James Joyce, Oscar Wilde, Jonathan Swift e Bram Stoker. A Irlanda também é a terra de uma das maiores bandas pop do mundo – U2 –  e da cantora Enya, que faz uma música new age inspirada nas canções celtas. As deslumbrantes Falésias ou Cliffs of Moher, no Condado de Clare, é um dos lugares mais visitados tenho seu ponto mais alto com 214 metros de altura.

Normalmente, todo o foco do turismo está voltado para Dublin mas não se deixe enganar: a Irlanda está repleta de pequenas cidade e vilarejos que valem (e muito) a pena dar uma olhada.

irlanda-castelo-e-dublin

A capital Dublin, é uma das maiores e mais antigas da Europa além de ser alegre e vibrante, com grande diversidade cultural mas mantém um toque de cidade do interior. O Trinity College, maior e mais antiga universidade do país, fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I, conta em seu acervo da biblioteca (Long Room) , uma das mais vastas e belas da Europa, o “Livro de Kells”- um evangelho manuscrito que data do século IX. O Writers Museum, no número 18 do Parnell Square é um local imperdível para quem gosta de literatura. O Castelo de Dublin, construção das mais antigas, erguido entre 1208 e 1220, abriga uma rica biblioteca e espaços culturais. De construções  medievais está a Christ Church Cathedral, principal templo católico do país com seus 19 sinos e a tão famosa St. Patrick Cathedral, anglicana, datada do século XII, padroeiro da Irlanda tendo seu dia celebrado com um verdadeiro carnaval por todo país. Outro feriado importante, repete-se a cada 16 de junho, quando os irlandeses celebram o Bloomsday, referente a “Ulisses”, obra-prima de James Joyce, que narra a odisseia de Leopold Bloom pelas ruas de Dublin. A Ha’Penny Bridge, a ponte mais antiga (de 1816) e famosa sobre o Rio Liffey, que corta a cidade de uma ponta a outra, também é muito visitada. É praticamente impossível não ir a Guinness Storehouse, a fábrica original da stout mais famosa do mundo onde conta toda história da fabricação da cerveja. O Gravity Bar, espaço reservado para a apreciação do produto no último andar do prédio, com vista de 360 graus da cidade é imperdível. Temple Bar é a área, que envolve vários quarteirões, chamada de “quarteirão cultural” da cidade, contando com vários restaurantes, pubs, baladas e cafés. Não pode deixar de fazer um tradicional “pub crawl” (desde o século XIX), que consiste em fazer um tour pelos pubs da cidade, bebendo pelo menos uma cerveja em cada lugar.

Galway é pequena, mas vibrante como uma grande cidade,  graças ao seu clima boêmio e ambiente tolerante e receptivo – o segundo maior centro universitário, faz com que atraia  cada vez mais estudantes de todas as partes do mundo. Por ser uma cidade pequena tem suas vantagens de poder caminhar por vários lugares e apreciar as belas e bucólicas ruas da cidade. É conhecida como a “capital cultural da Irlanda” pois promove diversos festivais ao longo do ano. O The Galway Arts Festival promove peças teatrais, artes visuais, comédias, performances circenses e músicas de todos os estilos. O Galway Fim Fleadth, é considerado um dos maiores festivais de cinema da Irlanda.

Cork é a segunda maior cidade da Irlanda e combina bem sua vida agitada com clima de uma pequena cidade universitária. A cidade tem seus registros de 4.000 anos mas a cidade moderna foi fundada pelos vikings entre 915 e 922 d.C. Com completa infraestrutura de bares, pubs e cafés, também tem entre seus habitantes a tradição das artes, teatros e músicas. A cidade também fica a poucos quilômetros de alguns dos cenários mais incríveis da Irlanda, como West Cork e o Condado de Kerry. Não pode deixar de visitar o Blarney Castle que foi construído há mais de 600 anos.

O custo de vida na Irlanda, comparado com outros países da Europa é um dos menores!

 

 Este programa lhe interessou? Fale com a Pier!

 
VOLTAR
CADASTUR - 11.000124.10.0001-16
ABAV - 0457
SNEA - 7817